Prenda no sapatinho

Dr. Jekyll & Mr. Hyde não poderiam deixar passar esta quadra sem oferecer uma prendinha ao nosso Presidente.
Assim, porque o ano novo não tarda e ano novo vida nova, aqui ficam alguns conselhos do empresário Carlos Barbot. Se lhe serviram a ele também hão-de de servir ao NQL. Tivesse ele a modéstia de aprender alguma coisa com alguém…

Mandamentos dos PME líderes

Em vésperas da maior festa dos católicos, o estilo de liderança de Jesus Cristo pode também servir de fonte inspiradora para os empresários. Ou Moisés, que liderou o povo de Israel para o libertar da escravidão egípcia. Em versão profana, o IN deixa agora gravado em papel os cinco principais mandamentos de cinco líderes de PME portuguesas.
(…)
O empresário Carlos Barbot não tem a presunção de inventar a roda. Prefere utilizar uma “linguagem corrente” para descrever os seus cinco mandamentos da gestão da Tintas Barbot. No lugar dos termos “altamente pomposos” que se encontram traduzidos em “livros de gestão de referência”, opta por “traduzi-los de forma simples, directa e sem rodeios”.

O primeiro é de uma simplicidade desarmante: “Faz só o que sabes“, aconselha Barbot. Contra “a tendência de os gestores terem a ambição de tocar em áreas que não dominam“, considera que “apenas devem abraçar projectos para os quais toda a estrutura esteja capaz de dar resposta“. Também defende que os líderes de PME devem “concentrar-se num projecto novo de cada vez“, e que quem lidera deve ser “reconhecido sem necessidade de afirmação ou fazer por lembrar que ‘ali quem manda é ele‘”.

7 Responses to “Prenda no sapatinho”


  1. 1 Anónimo 26/12/2010 às 14:57

    Já vi umas ideias do género, referentes ao mesmo assunto, num blog de remo. Não me estou a recordar, mas a seu tempo apresentarei o local.
    O NQL realmente é mesmo importante, são tantos os contributos na blogosfera para o ajudar a ser mais líder.

  2. 2 gestor formado 27/12/2010 às 0:14

    Existem por esse país fora muitos curos de economia e/ou gestão de empresas. Aí aprende-se qualquer coisita, que depois se complementa com a experiência prática.
    Depois há quem queira aprender mais, para acompanhar as necessidades de uma sociedade em grande mudança: MBA’s, cursos para gestores, finanças para não financeiros, etc.
    Não é vergonha nenhuma voltar aos bancos da escola, antes pelo contrário: já na Grécia antiga havia quem dissesse “só sei que nada sei”. Um Sócrates de boa memória.
    É por isso que muitos dos nossos gestores (de multinacionais, empresas públicas, administração pública, PMEs e micro-empresas) investem tempo e dinheiro na sua formação.
    A capacidade de (boa) gestão não cai do céu, nasce da experiência e da formação. Quando não se tem nem uma nem outra vê-se o resultado…

  3. 3 Anónimo 27/12/2010 às 14:59

    É o mesmo que comparar um endireita a um médico que estudou anos e anos para ser o que é.
    Enquanto formos governados por este “endireita” nunca o remo nacional se há-de endireitar.
    A pergunta séria que se deve fazer aos (poucos) dirigentes de clubes que ainda votam com ele é: vós sois homens para o contratar para gerir as vossas empresas? E os vossos clubes?
    Há pois é…

  4. 4 UZADO 27/12/2010 às 21:42

    Tanto quanto sei, ele (NQL) já tentou num clube ser treinador e dirigente. Viu que não o deixavam e candidatou-se a presidente (a letra pequena não tem nada a ver com o acordo ortográfico) da FPR, e aí deixaram. É o “faz noutro lado aquilo que não quero que faças no que é meu”. Temos aquilo que deixamos ter.

    Boas entradas, ou não.

  5. 5 Pedro Ramos 28/12/2010 às 15:17

    Endireita???
    Não será caso para dizer entorta?

  6. 6 Veterano 28/12/2010 às 15:39

    O melhor reforço da AAC dos ultimos anos e a melhor aposta estratégica foi “correr” com o Rascão.
    A partir daí foi sempre a crescer.

  7. 7 UZADO 29/12/2010 às 17:26

    Nem mais veterano!!!!!

    Abraços


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: