Descubra as diferenças

Nas suas deambulações pela internet Dr. Jekyll & Mr. Hyde vão encontrando algumas coisas engraçadas. Uma delas é é o blog do Público Colectividade Desportiva.
Chamou a atenção a Mr. Hyde um post, cujo exerto se reproduz abaixo, que parece escrito por um elemento da lista B. Mas afinal parece que não, o autor é um tal de José Manuel Constantino, ex-presidente do IDP. Vale a pena ler e descobrir as diferenças:

“Não é preciso muita observação para constatar que em muitas das organizações desportivas a governação é feita provavelmente com muita alma, mas pouco projecto.Com uma propensão para a megalomania de iniciativas e de eventos que levam a gastar em grande com objectivos menores. Que dão mais atenção aos centros de alto rendimento que às escolas de formação e acompanhamento desportivo. Que são muitas vezes penalizantes para clubes e entidades desportivas de base que, com poucos meios, ainda garantem alguma da formação desportiva que se vai fazendo.Quem acompanha as competições de jovens, apercebe-se do quadro de dificuldades –organizativas ,de arbitragem ,de transportes, de apoio médico, etc- com que se confrontam.”

Anúncios

6 Responses to “Descubra as diferenças”


  1. 1 A. Andrade 03/06/2009 às 9:27

    De facto, a nossa Federação é bem o exemplo do que aqui é referido

    Aquilo que foi “vendido” pela Direcção federativa com projecto de incentivo ao desenvolvimento do remo jovem foi conduzido de forma de tal modo desastrosa que levou ao que se vê hoje.

    Em vez de se tentar conquistar as estruturas regionais (associações) e locais (clubes) para o seu empenho em programas verdadeiramente inovadores de promoção e desenvolvimento da modalidade, procurou-se impor um modelo pré-concebido por meia dúzia de cabeças pensantes, certamente convencidas de que detinham o dom da infalibilidade.

    Foi assim que, sem ouvir ninguém, a Federação resolveu proceder a alterações no modelo de financiamento das associações regionais e mesmo intervir no próprio modelo de funcionamento através da reformulação do papel do DTR’s.

    Parecia haver só um objectivo: a detecção de talentos e o percurso para a alta competição; seja lá isso o que for na cabeça daqueles seres pensantes.

    Mais recentemente, depois de terem usurpado o poder, como todos sabemos, preparam-se para acabar com as Associações Regionais, através da sua asfixia financeira, já que de outra forma não o podem fazer (felizmente, digo eu!).

    Enfim, segundo os grandes projectos destes senhores iluminados, não tarda termos centros de alto rendimento para dar e vender. Pena que não tenhamos atletas para deles tirar proveito.

    Que raio de gente esta que se esmifra por verbas para estas megalomanias e não as obtém para promover, realmente, a prática desportiva e o seu desenvolvimento?

    Quando o Rascão, com aquele ar grave de calamidade eminente, afirma que a Federação não pode andar a dar dinheiro aos clubes, esquece-se, por acaso, que são os clubes que facultam, de facto, a prática desportiva?

  2. 2 Nortenho 03/06/2009 às 20:01

    Caro Andrade,

    Cooncordo com o teor do comentário. No entanto gostaria de acrescentar o seguinte: – Esta Federação só consegue os seus intentos se os clubes e as Ar`s assim o quisserem. A união ainda faz a força e não é por 1/2 dúzia de clubes no activo se venderem que o vão conseguir.

    No seio desta modalidade ainda existe muita gente com carácter, honestidade e dignidade.
    Não serão os vendilhões do templo que irão conseguir destruir esses principios. Estou convencido que com muito esforço, trabalho, e organização vai ser possivel fazer do remo uma modalidade de excepção.

    Já que esta federação não presta os apoios necessários ao desenvolvimento da modalidade, à que partir em busca dos mesmos noutras entidades (púbicas e privadas) e demonstrar a esses senhores que não nos deixamos vencer por arrogâncias e chantagens e que somos capazes de fazer mais e melhor.

  3. 3 A. Andrade 05/06/2009 às 12:30

    Há várias grandes novidades nos campeonatos nacionais de Verão deste ano:

    1 – Cada vez há menos inscritos. E se contarmos com os desdobramentos então!
    2 – Foram convocados praticamente todos os árbitros em actividade (pudera! quem tem c* 5tem medo!)
    3 – Até há um árbitro belga. O homeme saberá o que se passa no remo português? Desconfio que o Rascão não lhe contou tudo!
    4 – Há uma porrada de árbitros daquele lotes de “ábitros leofilizados” pronto a “conzinhar”. Daqueles de formação do tipo “novas oportunidades”. Consta que o QI médio ronda os 65!
    5 – Finalmente, para compor o ramalhete, o presidente do júri é aquele cromo do Rui Faria. Aquele amigo do Bispo de Setúbal (salvo seja) que berra que se farta. Aconselham-se tampões nos ouvidos.

    Vai ser um fim-de-semana em garnde. Eu que nem era para por lá os pés, não vou perder!

    Enfim, é o remo que temos… provavelmente é o que merecemos!

  4. 4 João França 08/06/2009 às 10:18

    Por falar em centros de alto rendimento e de vergonhas, vejam o último post, sob o título, “sem comentários” no http://remar-a-chuva.blogspot.com/

  5. 5 A. Andrade 08/06/2009 às 14:42

    Vejam este clip:

    Isto merece uma inciclopédia completa.

    Esta Federação está a enterrar o Remo!

    Senhores. Abram os olhos!

  6. 6 Nortenho 08/06/2009 às 17:51

    Caros Amigos do Remo,

    Tendo já tomado conhecimento do video aqui colocado pelo A. Andrade, em minha opinião este video não devia circular no YouTube. Apesar de ser a triste realidade é muito mau para o Pais e para o Remo em particular que o mesmo continue em circulação. Todos nós sabemos o que se tem passado ultimamente neste desporto. Tem sido com o consentimento de alguns clubes e do próprio estado que estas situações se mantêm. No entanto é deveras desagradável assistir a estas cenas pois afecta-nos a todos em geral. É mau demais para ser verdade

    Abraço


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: